sexta-feira, janeiro 27, 2012

Perigo nas Arribas Consolação Peniche





Não obstante ser um dos meus locais predilectos para passear e contemplar o mar no concelho de Peniche, rico em paisagens naturais, foi com espanto que presenciei e testemunhei as graves situações em que esta costa se encontra. Há muitos anos, mais propriamente há nove, que alguém construiu um banco em alvenaria para que os mais idosos pudessem estar comodamente sentados, “passando pelas brasas”, lendo uma revista ou um jornal e sempre com os olhos postos no mar. É um local maravilhoso. Só que……… quando me aproximei da senhora que estava sentada observando algo, é que me apercebi que ela estava a um passo (no sentido literal do termo) do abismo. Além do banco estar rachado e já um pouco inclinado no sentido da arriba, se a senhora se desequilibrasse, garantidamente só parava no fundo da arriba.

Ao chamar a atenção ás pessoas presentes, todos foram unânimes em me dizer que aquele era o mal menor e então levaram-me a descer as escadas que estão junto ao banco e mais a Sul ao local onde de verão se juntam centenas de pessoas apanhando os já tão famosos banhos de sol. Fiquei simplesmente de boca aberta.

Nem queria acreditar naquilo que os meus olhos viam. Mais não digo. Deixo-vos as fotos que são elucidativas e pedia-vos um favor; Se não há dinheiro para arranjar estes locais, vedam o acesso antes que tenham que justificar o injustificável. Já agora e por favor não coloquem mais placas informativas de arribas pois é dinheiro deitado fora. Reparem que, de todas as já colocadas até agora, o seu destino final é a arriba. Os vândalos vão ficar irritados, mas a maioria que é civilizada agradece. Os cofres públicos também.

Fotos & Texto: Carlos Tiago

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

E' proibido fazer surf la em baixo ?


Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada