quarta-feira, dezembro 30, 2009

Gazeta das Caldas

NAVEG@ANDO PELO OESTE
Cabo Carvoeiro

O blogue de hoje é dedicado a Peniche e ao Cabo Carvoeiro.
Sito em www.cabocarvoeiro.blogspot.com, os primeiros posts datam do início de 2005, mas foi apenas em Janeiro de 2006 que o blogue verdadeiramente “arrancou”. Sendo um blogue de carácter pessoal, o autor possui a liberdade de poder publicar aquilo que melhor reflecte os seus gostos e interesses, daí que decida por vezes partilhar com os seus leitores textos ou ate mesmo cartoons humorísticos com que se depara. Mas é, no entanto, dedicada à “rocha que fugiu da terra” a maioria dos posts presentes no blogue, nomeadamente através da publicação não só de belíssimas fotos que exaltam a beleza paisagística da região (destaco as fantásticas fotos que mostram uma vista aérea não só de Peniche, mas também das Berlengas, de S. Martinho e da Foz do Arelho) como também através da publicação de vídeos, muitos deles mostrando o efeito de tempestades e intempéries na zona.
Algumas das vezes, o autor ‘toca com o dedo na ferida’ e critica o que sente estar mal. Em passado Setembro, por exemplo, o autor chamou à atenção o facto de a fortaleza de Peniche se ter transformado num suporte para um anúncio publicitário de uma cerveja. Diz ele: “A fortaleza de Peniche como a 1° liga de futebol “liga Sagres” também foi rebatizada agora é a sua vez de ser promovida, não tarda muito que nos roteiros turísticos apareçam “Slogans do tipo: venha reviver a evasão do A. Cunhal na Fortaleza Sagres de Peniche”.

O autor mantém um outro blogue que segundo ele, é um “complemento” ao primeiro. De facto, este segundo blogue, que pode ser lido em www.cabo-carvoeiro-historico.blogspot.com, foge ao carácter pessoal presente no primeiro e, como que um baú de memórias, mostra-nos um lado mais histórico da região de Peniche. A maior parte dos textos aqui publicados são da autoria de Fernando Engenheiro, e são, na sua generalidade, mais extensos e trabalhados, revelando um maior trabalho de pesquisa; contam-nos histórias, lembram-nos memórias e ensinam-nos um pouco mais sobre a região, estando sempre acompanhados por fotografias ou postais alusivos ao tema. Aqui, pode-se ler por exemplo, sobre o farol da ilha da Berlenga: “Era como que uma pequena aldeia, com as suas oito casas de habitação, suas oficinas, suas casas de motores, sua central eléctrica e seus geradores de sonoridade - a sereia dos temíveis nevoeiros, com roncos constantes de cinco segundos, seus 11 depósitos-tanques de petróleo, que comportavam 40.000 litros de combustível, seu paiol de gasolina, suas instalações de observatório meteorológico, pavilhões de aparelhagem e de telegrafo - átrio da cisterna, capoeiras de galinhas e estendal de roupa, etc.
Assim era a vida humilde destes faroleiros, limitada pelo mar que os circundava, que tinham como seu Rossio o alto da Berlenga e que, por contingência, ali eram verdadeiros eremitas.”

Venha até ao “Cabo Carvoeiro” e deixe o autor partilhar consigo as maravilhas desta região.



Joana Leite Silva

joanaleitesilva@gmail.com





Sem comentários: